Tecnologia e Informação
Vender em tempos de altas tecnologias e muita informação, tem suas grandes vantagens. Podemos citar o uso das redes sociais para a divulgação e a fantástica forma de marketing para entrada de novos clientes, o surgimento de novas ferramentas de gerenciamento, além de, devido ao grande número de dados fornecidos, formas de descobrir novas tendências na nossa carteira de clientes. Entretanto, mesmo com essas facilidades, não podemos esquecer de fazer o óbvio.
Quanto mais informações temos, mais temos que ser capazes de suprir as necessidades de nossos clientes. Para isso é necessário entendermos eles cada vez mais, prestando atenção aos detalhes e criando memórias.
Por que alguns vendedores oferecem sempre o mesmo produto para seu cliente? Ou o fez isso por falta de uso da tecnologia ou por não estar atento aos detalhes. Não consegue perceber que tem muito mais a oferecer, ou que seu cliente necessita que algo mais.
É comum ouvir de um vendedor, que este só tem um único produto que atende as necessidades do cliente e que a concorrência consegue atende-lo melhor com seus produtos do que ele próprio. Será que isto é realmente verdade?
O quanto o vendedor observou a necessidade do cliente neste momento? É importante levar em conta que se os produtos e serviços estão mudando e se reinventando com tanta rapidez, as necessidades do seu cliente também vão estar. Outro fator a ser analisado é quanto a complexidade do produto procurado. Será que um produto mais simples e mais básico não é o que ele está precisando neste momento?
Sendo óbvio
Apesar de serem questões primeiramente tidas como óbvias, elas estão sendo esquecidas e é exatamente onde surge o problema. O básico está sendo esquecido e os detalhes fundamentais não estão recendo o enfoque necessário.
É preciso ter foco exclusivo no cliente, de forma que a tecnologia deve ser usada antes e para auxiliar o atendimento a ele.
Estar atento ao movimento, as diferenças no ambiente, e nos comportamentos de quem habita aquela empresa. Isso faz parte da preparação para atender as necessidades do seu cliente ou, ainda, para fornecer o precisa ser mudado no seu cliente e nem ele sabe.
O vendedor tem que levar soluções, visão de mercado e de tendências.
Exercitando a memória
Convido você leitor a fazer um exercício que também será divertido, se for feito de forma natural e descontraída.
Durante uma semana, pense em especial em um único aspecto que você irá observar em todos os clientes que você visitar, foque neste aspecto. Veja se sua percepção irá mudar e ao mesmo tempo, se divirta comparando as diferenças entre um cliente e outro. Perceba o que os diferencia, quais aspectos sobre este ponto que estão sendo observados que você nunca havia notado, o que lhe parece mais importante agora.
Depois de uma semana, eleja outro ponto a ser observado e assim sucessivamente, faça disso um exercício da sua profissão de vendedor.
Importante, durante essa observação é necessário estar focado, deixando de lado as mensagens pelo celular ou o uso do laptop. Essas ferramentas têm que ser utilizadas no momento anterior, você só irá ter resultado positivo de tiver foco.
Exercite sua percepção, e sua intuição, você irá aprender muito sobre seus clientes
Conclusão
As tecnologias vieram como uma grande transformação nas relações empresariais, porém cada vez mais, é preciso saber utiliza-las a seu favor.
Não podemos esquecer de fazer o óbvio, isso não quer dizer que estamos fazendo o que se espera, e sim o que é primordial nas nossas relações com os nossos clientes. Isto é estar alinhado ao respeito e atenção que temos que ter com os nossos clientes, com objetivo de sucesso para ambos.
Boa observação e muitas vendas!